sábado, 5 de março de 2011
CARNAVAL DO ARCA
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Aos pais
Ser pai não é tarefa fácil.
Ser pai envolve dedicaçao, justiça, amor, paciência, disciplina, tempo. Quando estamos cansados nossos filhos querem brincar, e quando estamos irritados é que eles resolvem testar nosso limite de paciência.
Ser pai não é pouca coisa. E é o desejo de todo pai que os filhos sejam filhos de Deus. Mas para isso é preciso instruí-los de tal modo que eles apreciem ser nossos filhos; também assim, lhe será fácil entender Deus como Pai. Na verdade, ao cuidarmos de nossos filhos estamos cuidando dos filhos de Deus em potencial. Isso é uma grande responsabilidade. A nossa palavra e a nossa vida precisam andar de mãos dadas, inseparáveis e sem contradições, especialmente no que diz respeito à fé, ao amor a Deus e à sua palavra.
Em determinados momentos, iremos precisar de ajuda, pois esta tarefa não é fácil, será neste momento em que devemos pedir o auxílio de Deus, como Pai perfeito, poderá equipar-nos com Seu Espírito Santo de: sabedoria, amor e justiça.
MENSAGEM DO DIA
A GRAÇA SUPERA TUDO
"Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso Ele está à minha mão direita, nunca vacilarei. Portanto, está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura".
Salmo 16.8,9
Acho que não sobreviverei se isso acontecer comigo. Quantas vezes você, ao escutar uma tragédia, ou sobre uma perda, não pensou nisso? Todos nós conhecemos pessoas, cuja vida foi desestruturada por circunstâncias trágicas. Uma mãe que perde o seu bebezinho; um marido que incara um futuro incerto; enquanto sua esposa luta contra um câncer; ma família cujos sonhos são destruidos pela falência nos negócios. Nós vigiamos com eles, lamentamos com eles e, em nosso coração, tememos que se a mesma coisa acontecesse conosco teríamos um colapso.
Contudo, as pessoas defrontam-se, vezes sem-fim, com seus piores temores - e sobrevivem. Na verdade, algumas pessoas, no fim, vicejam e terminam melhores, mais fortes e mais alegres que antes. Aquela mãe sofrida torna-se inspiração para outras mulheres que vivenciam a perda. O marido e a esposa experimentam um amor mais profundo e mais magnífico do que jamais conheceram por causa da luta que enfrentaram juntos. A família descobre a alegria e o poder do trabalho em equipe e stabelecem um novo negócio e o tocam - juntos.
Esse é o milagre da graça de Deus. Ele nos dá o que precisamospara enfrentar a cada dia e a cada situação. Temos que confiar em Nosso Senhor para o que confiamos para cada dia, cada hora, cada momento, crendo que a graça Dele chegará.
REUNIÃO D PAIS E PROFESSORES
Dia 25 de fevereiro, às 17:30hs. reunião com os pais dos alunos da turma do 6º ano do Ensino Fundamental.
Não falte a participação da família e o acompanhamento é um dos pontos importantes para o estreitamento dos laços famíliaXescola.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
PARABÉNS PARA A GATINHA MARY!!!
Hoje tivemos a honra e o prazer de dividir este momento tão importante de sua vida, a passagem de um ano para o outro, somos gratos a Deus que nos presentiou com a alegria de Mary e seu jeito moleque e brincalhão.
Muitos anos de vida, muitas felicidades.
Parabéns querida!
MENSAGEM DO DIA.
Não permitas que destruam os seus sonhos. Lute por cada um deles, seja persistente, insista naquilo que acreditas se fortaleça de bons pensamentos e se cerque de pessoas que pensam como você.
Veja mais além do que você pode alcançar.
olhe em frente,
corra para alcançar,
mais pare quando necessário for,
mais, antes de tudo ore a Deus e
peça-lhe a sua orientação.
Não haja como o tolo, que luta, corre, persiste e insiste por aquilo que nem ele mesmo acredita.
E afaste-se dos invejosos, mentirosos e falsos.
ME GUSTA HABLAR EN ESPAÑOL!
Hola! ¿Saber por qué todo el mundo habla español? ¡No! Qué lástima varones. ¿Por lo tanto, el español College el arca de Noé son y?
Sempre buscando a qualidade do nosso sistema de ensino o Arca de Noé sempre sai na frente e integrou junto a sua grade curricular para melhor atender aos nossos alunos durante este ano de 2011 as aulas de espanhol, e a garotada aprovou, todos ficam anciosos para hablar en español.
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Aos pais...
Senhores responsáveis... certa vez ao ler uma reflexão sobre a forma que nossos alunos nos olham, parei e pensei, o quanto ser um exemplo (referencial) é importante na vida de uma criança, pois os mesmos seguem os nossos passos refletem o que vivem e sofrem no seu dia-a-dia. Exemplo disto é quando vestem as nossas roupas e calçados e ficam desfilando pela casa como se fossem pessoas adultas, ou quando enfileiram suas bonecas e começam a dar aulas como se fosse a sua professora, ou quando pegam a sua bíblia e imitam as pessoas que elas admiram na igreja... Poderia citar vários exemplos de situações como estas mas, não é o meu objetivo, até porque o meu objetivo é fazer com que você para e pense um pouco sobre que tipo de exemplo eu tenho sido para meu filho?
Hoje os pais vivem de maneira isolada dos seus filhos, os mantém de todos os bens materiais; as melhores roupas, os melhores presentes, a melhor escola entre outras coisas que o dinheiro pode comprar ou pagar, mas os privam de sua presença materna ou paterna.
Na sua agenda ou no seu dia a dia há tempo para tudo e para todos, e para seu filho qual o tempo que lhe sobrou? O tempo de dar uma bronca por um erro, de colocá-lo na cama, de chamar para almoçar, de mandá-lo para escola, de acompanhá-lo ao médico ou quando a escola manda chamar para conversar sobre o comportamento que ele(a) vem demonstrando... Veja que este tempo não é um tempo de qualidade, tudo isso não passa de uma rotina, são coisas que fazemos no nosso cotidiano, faz parte de ser mãe ou pai.
O que seria um tempo de qualidade?
- Conversar com o seu filho sobre tudo, mas tudo mesmo, as inquietações dele e suas ; seus receios e medos, angustias e pavor, qual a disciplina que está com dificuldade (e porque?), quem são os seus melhores amigos e sobre o que conversam, como foi o seu dia na escola... o dialogo é importante para confirmação dos laços e é a base solida de um relacionamento.
- Estar presente - ai você pode dizer mas eu sou uma pessoa presente na vida de meu filho, mas presente como? Seguindo uma rotina diária! Ou presente participando, agindo e interagindo com ele.
- Ajudá-los nas tarefas de casa. É uma excelente maneira de saber como seu filho vai indo na escola.
- Convidá-lo para passeios, sair, compartilhar de momentos felizes. (Mai não tenho dinheiro! Faça uma programação legal, leve-o ao rio, a um sítio ou convide os seus amigos para um lanche a tarde, é uma ótima maneira de conhecer com quem seu filho tem andado, e também é uma oportunidade de se desfazer algumas más impressões com relação à algum coleguinha ou o momento de verificar se suas suspeitas estavam corretas) Pense nisto!
- Falar sempre a verdade;
- Cumprir com os prometidos;
- Desfazer uma má impressão por alguma situação que lhe deixou de saia justa na frente de seu filho;
- Quando errar a seu respeito pedir-lhe perdão ou desculpas, essa de pai que não erra já era, as crianças de hoje não são tolas elas percebem mais que por medo de sua pessoa não falam tudo quanto pensão, se isolam de você e acabam fugindo da presença dos pais e se fortalecem com os amigos, pois eles sim, o compreende e sentem as mesmas coisas que ele, é o primeiro passo para que seu filho se ilhe de você e ainda coloquem na sua ilha uma placa com o seguinte letreiro. PROIBIDO A ENTRADA DOS MEUS PAIS!
O amor, o respeito, a cumplicidade, a valorização entre outros valores são importantes na construção de um relacionamento sólido entre pais e filhos, não permita que outros assumam o seu papel, que exerça a sua tarefa de pai.
PENSEM O QUANTO SUA PRESENÇA É IMPORTANTE PARA A COSNTRUÇÃO DO CARÁTER DE SEU FILHO, NÃO BASTA SOMENTE ENSINAR NO CAMINHO EM QUE ELE DEVE ANDAR, TEMOS QUE SER EXEMPLO.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Peguem os seus capacetes e vistão a sua roupa de astronauta que a aventura vai começar!
Vem ai a XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, e nós que fazemos o Arca de Noé não vamos ficar de fora desta viagem extraterrena.
No ano de 2010 mais de 95% dos nossos alunos participaram da OBA e todos eles receberão certificados emitidos pela UERJ, neste ano esperamos que todos se sintão motivados em participar.
As estrelas, o céu, os planetas e as galáxias... quem disse que este é o nosso limite, temos o Universo para explorar. Contagem regressiva: 9! 8! 7! 6! 5!....
Concurso cultural
7º edição do Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso
|
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Tarefa de Casa
Como ajudar nosso filho?
A tarefa de casa tem sido um dos grandes problemas nas classes de educação infantil. Alguns pais pensam que é correto fazê-la para o filho, que chega cansado da escola e quer brincar.
Isso é um erro, pois a criança deve perceber que a tarefa é uma obrigação sua, um dever que precisa ser cumprido.
É muito importante que a criança tenha um horário determinado para a execução da tarefa, o momento da tarefa, onde as pessoas da casa tenham também outras coisas a fazer, para servir de exemplo para a criança. Os pais podem dizer que “enquanto você faz a sua eu faço a minha”, deixando-a ali.
Se a criança tiver alguma dificuldade na atividade é diferente. Os pais devem ensiná-la e sair de perto novamente, para que este não se acostume com a sua presença. Só em caso de extrema dificuldade é que os pais deverão acompanhá-los na realização da mesma.
Aos poucos a criança vai criando responsabilidade, percebendo que a tarefa pode se tornar um momento agradável e prazeroso, além de perceber que através dela é possível compreender melhor os conteúdos trabalhados na escola, tornando seu aprendizado mais consistente.
É importante a orientação dos pais no momento da tarefa.
Hoje em dia, em razão da distância entre pais e filhos que é conseqüência da correria do dia a dia, é normal que as crianças queiram chamar a atenção dos pais, querendo que fiquem perto na hora da tarefa. Se os pais não se importarem e puderem dar atenção nesse momento, será de extrema importância para a criança, já que ficam longe o dia todo. Muitas crianças choram, ficam nervosas, o que é perfeitamente normal. É mesmo uma forma de chamar atenção e manter os pais próximos a ela.
O que não pode acontecer é da criança manipular os pais de tal forma que nunca possam sair de perto, fazendo com que o filho se torne dependente de sua presença. Isso pode causar-lhe outros problemas futuros, como insegurança, medo e angústia.
É importante ressaltar que na escola a criança faz a tarefa sozinha, somente com as explicações da professora e que, se consegue na escola, tem condições de fazê-la em casa também, pois a professora não iria passar uma atividade que não estivesse de acordo com a capacidade de seus alunos.
Aos poucos os pais podem mostrar para o filho que a tarefa de casa é como outra tarefa que a criança tem, como guardar os brinquedos, arrumar aquilo que bagunçou, limpar uma sujeita que fez, pois assim conseguirão mostrar que é apenas uma simples tarefa.
Assim que a criança terminá-la, é importante que os pais confiram a mesma e que elogiem o filho. Afinal, quem não gosta de um elogio depois de uma tarefa cumprida?
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
http://www.educador.brasilescola.com/orientacao-escolar/tarefa-casa-1.htm
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
A AJUDA DOS PAIS PARA CRIANÇAS QUE COMEÇAM A APRENDER A LER (para pais e educadores)
A tarefa de alfabetizar uma criança é atividade para profissionais. Somente a escola e somente bons professores sabem escolher método mais atualizado, conhecem os saberes infantis no contexto escolar e, dessa forma, podem alfabetizar com segurança. Uma ajuda realizada por pessoas estranhas ao método pode representar mal não menor, que a de alguém que sem preparo específico em uma sala cirúrgica pensa que pode atuar. É por essa razão que quando pais e mães, tios e avós sentem que podem ajudar uma criança a aprender a ler, o que de melhor devem fazer é procurar a escola e com os profissionais da alfabetização, descobrir caminhos em que a intervenção efetivamente colabore. Quando, entretanto, essa possibilidade não se mostra tangível, é importante conhecer alguns procedimentos que ajudando a criança a se envolver com o universo do letramento, em nada atrapalha seu processo de alfabetização e pode ainda positivamente contribuir para que, aprendendo na escola, torne-se leitora melhor.
Entre esses procedimentos, julgamos interessante sugerir:
- Na entrada da casa, mostre que o mundo da leitura se faz presente no catálogo telefônico que ali, por acaso se acha; em um calendário eventualmente pendurado na parede, quem sabe mesmo neste ou naquele quadro que ainda que não tenha palavras, suscita a vontade de saber se é ou não assinado, quem é seu autor. Inserir a criança no mundo do letramento é ajudá-la descobrir que existem palavras em toda parte e que estas expressam indicações, idéias, orientações. Não é essencial que “se traduza” para a criança a palavra que ali está, mas que possa tornar-se aventureira no desafio de perceber como a sociedade cerca-se de palavras escritas e como é importante na escola aprendê-las.
- Outro espaço de valor inestimável para essa imersão infantil no mundo da palavra é a cozinha sempre rica em receitas, produtos com rótulos, eletrodomésticos com embalagens ou com dizeres que representam continuidade nesse percurso de descoberta. Não é necessário que esse passeio seja realizado em um só dia; ao contrário é ainda mais útil que a curiosidade da criança, acesa em um aposento a leve perguntar coisas sobre palavras, impressas em rótulos, recados, decorações, etc.
- Da mesma forma que a cozinha, também o banheiro sempre cheio de remédios, desodorantes, pastas e escovas de pentes, produtos capilares e outros, muito outros, se afiguram úteis.Não apenas o banheiro, mas também um escritório, uma sala de jantar ou mesmo um terraço exibe sempre imenso universo de coisas escritas que podem se prestar a desafios interessantes. É essencial que o acordar dessa curiosidade seja espontâneo e que os desafios não abriguem vontade de acerto. – O que será que está escrito aqui? Você acha que é isso mesmo? Será que não poderia ser outra coisa? Nesta oportunidade, a curiosidade da criança a motiva e uma forma infeliz de truncá-la é assumir o papel de sábio letrado que para cada pergunta, tem sempre uma resposta a oferecer.
Uma ajuda sistemática; um pouquinho hoje, um retorno amanhã; um perpétuo ponto de interrogação sempre pronto para acender a vontade da busca toma em verdade pouco tempo e muito ajuda. Emília Ferreiro sempre destacou que dois mitos na alfabetização merecem cair: o primeiro é de que a alfabetização se encerra na escola e o segundo é de que basta a um adulto saber ler, para que possa a uma criança ensinar a ler. Verdadeiros profissionais não se substituem, mas aceitam com carinho a proposta interessante de uma ajuda bem pensada.
http://www.celsoantunes.com.br/pt/textos_exibir.php?tipo=TEXTOS&id=30
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
A Participação dos Pais no Início das Aulas
Quando um casal tem filhos que já estão na escola, sem querer voltam a ter contato com esse mundo. Mesmo estando muito tempo sem estudar, eles passam a vivenciar novamente os eventos provenientes do ambiente escolar, especialmente no início das aulas, período em que acompanham os filhos mais efetivamente. Com o intuito de dinamizar, organizar e facilitar o ingresso no ano letivo, a seguir algumas dicas para essa época de volta às aulas que poderão valer também para o decorrer do ano:
• Incentivar as crianças a acordar mais cedo alguns dias antes das aulas começarem, para que se adéquem à realidade que lhes espera. Isso porque crianças e adolescentes tendem a dormir até mais tarde em períodos de férias.
• Orientar o filho na organização preliminar dos objetos que serão usados no dia seguinte, tais como: canetas, livros, cadernos, agendas, além de todas as peças do uniforme escolar. Isso pode evitar contratempos, atrasos e inconvenientes, como ter que voltar em casa para buscar algo esquecido (trabalhos, objetos, lanche, entre outros).
• Motivar aqueles alunos que temem o retorno à escola, isso ocorre na maioria dos casos com crianças pequenas. O melhor é dizer que na escola têm brincadeiras, colegas, além disso, deixe que ele escolha os materiais no ato da compra, isso com intuito de envolvê-lo e incentivá-lo.
• Estipular um tempo para todas as atividades, como descanso, videogame, estudar, assistir televisão, praticar esportes e demais atividades. A implantação de horários promove a disciplina da criança, que mais tarde se tornará um adulto organizado e responsável.
• Ajudar nos trabalhos e atividades de casa, a participação dos pais é fundamental para a realização das mesmas, tendo em vista que os alunos adiam ao máximo, muitas vezes ficam sem fazer. Lembrando aos pais que devem orientá-los durante as atividades, no entanto, sem fazer para o filho.
Por Eduardo de Freitas
Equipe Brasil Escola
Equipe Brasil Escola
http://www.educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/a-participacao-dos-pais-no-inicio-das-aulas.htm
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
A Importância da Parceria entre Família e Escola no Desenvolvimento Educacional
A família é o primeiro contexto na qual a criança desenvolve padrões de socialização, deste modo, ela se relaciona com todo o conhecimento adquirido durante sua experiência de vida primária que vai refletir na sua vida escolar. Sendo assim, o sucesso da tarefa da escola depende da colaboração familiar ativa.
É impossível colocar à parte escola, família e sociedade, pois, se o indivíduo é aluno, filho e cidadão, ao mesmo tempo, a tarefa de ensinar não compete apenas à escola, porque o aluno aprende também através da família, dos amigos, das pessoas que ele considera significativas, dos meios de comunicação, do cotidiano. Sendo assim, é preciso que professores, família e comunidade tenham claro que a escola precisa contar com o envolvimento de todos.
É necessário que família e escola se encarem responsavelmente como parceiras de caminhada, pois, ambas são responsáveis pelo que produz, podendo reforçar ou contrariar a influência uma da outra. Família e escola precisam criar, através da educação, uma força para superar as suas dificuldades, construindo uma identidade própria e coletiva, atuando juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando.
Ana Paula de Sousa
Mário José Filho
Universidade Estadual Paulista, Brasil
Mário José Filho
Universidade Estadual Paulista, Brasil
http://www.rieoei.org/1821.htm
1º Dia de Aula
Dia 07 iniciou o ano letivo do Arca de Noé. Todos os alunos estavam anciosos para esse dia para rever e fazer novos amigos e conhecer seus novos professores.
Veja abaixo algumas imagens desse dia!
( Chegada dos alunos com muitas surpresas)
( Turmas do Ensino Infantil e Fundamental)
Bem vindos!!!
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
1ª Reunião de Pais 2011
Foi realizada nesta sexta-feira dia 07 de fevereiro a primeira reunião do ano com os pais.
Na ocasião foram dadas as boas vindas para todos e orientações a respeito do andamento da escola durante o ano letivo.
Na ocasião foram dadas as boas vindas para todos e orientações a respeito do andamento da escola durante o ano letivo.
Visite o orkut e confira as outras imagens!
arcadenoeeventos@gmail.com
A Direção.
Arca de Noé de CARA NOVA
O ano inicia e o Arca de Noé está recheado de novidades, umas das novidades é a reforma na escola que está de cara nova. Todas as mudanças que foram realizadas e que ainda estão sendo feitas, vem com o objetivo de garantir aos seus alunos mais conforto, acessibilidade e segurança contribuindo assim para uma maior qualidade de ensino.
Confira agora como está ficando a escola!
Visitem o orkut do Arca de Noé e confira as outras instalações.
arcadenoeeventos@gmail.com
A Direção
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Reunião de Pais
A direção informa aos pais que nesta sexta-feira dia 04 de fevereiro, estaremos realizando a nossa primeira reunião do ano letivo de 2011.
É importante a presença de todos os pais, para que possam ficar informados sobre as atividades que serão desenvolvidas durante o ano.
Aguardamos sua presença!
Dia: 04 de fevereiro (sexta-feira)
Hora: 16:00 hs
Local: Colégio Arca de Noé
A Direção
É importante a presença de todos os pais, para que possam ficar informados sobre as atividades que serão desenvolvidas durante o ano.
Aguardamos sua presença!
Dia: 04 de fevereiro (sexta-feira)
Hora: 16:00 hs
Local: Colégio Arca de Noé
A Direção
Eventos para 2011
Eventos programados para o ano de 2011
Baile de Carnaval
Festa da Páscoa
Passei do dia das Mães
Festa Junina: Araiá da Arca
Gincana do dia do AMIGO
Noite do Pijama
Festa dos Pais
Desfile Cívico
Festa do dia da criança
Campeonato Esportivo
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Olímpiada Brasileira de Foguetes
II Mostra Literária
Formatura
Especial de Natal
Assinar:
Postagens (Atom)