sábado, 19 de fevereiro de 2011

Aos pais...

Senhores responsáveis... certa vez ao ler uma reflexão sobre a forma que nossos alunos nos olham, parei e pensei, o quanto ser um exemplo (referencial) é importante na vida de uma criança, pois os mesmos seguem os nossos passos refletem o que vivem e sofrem no seu dia-a-dia. Exemplo disto é quando vestem as nossas roupas e calçados e ficam desfilando pela casa como se fossem pessoas adultas, ou quando enfileiram suas bonecas e começam a dar aulas como se fosse a sua professora, ou quando pegam a sua bíblia e imitam as pessoas que elas admiram na igreja... Poderia citar vários exemplos de situações como estas mas, não é o meu objetivo, até porque o meu objetivo é fazer com que você para e pense um pouco sobre que tipo de exemplo eu tenho sido para meu filho?
Hoje os pais vivem de maneira isolada dos seus filhos, os mantém de todos os bens materiais; as melhores roupas, os melhores presentes, a melhor escola entre outras coisas que o dinheiro pode comprar ou pagar, mas os privam de sua presença materna ou paterna.
Na sua agenda ou no seu dia a dia há tempo para tudo e para todos, e para seu filho qual o tempo que lhe sobrou? O tempo de dar uma bronca por um erro, de colocá-lo na cama, de chamar para almoçar, de mandá-lo para escola, de acompanhá-lo ao médico ou quando a escola manda chamar para conversar sobre o comportamento que ele(a) vem demonstrando... Veja que este tempo não é um tempo de qualidade, tudo isso não passa de uma rotina, são coisas que fazemos no nosso cotidiano, faz parte de ser mãe ou pai.
O que seria um tempo de qualidade?
  • Conversar com o seu filho sobre tudo, mas tudo mesmo, as inquietações dele e suas ; seus receios e medos, angustias e pavor, qual a disciplina que está com dificuldade (e porque?), quem são os seus melhores amigos e sobre o que conversam, como foi o seu dia  na escola... o dialogo é importante para confirmação dos laços e é a base solida de um relacionamento.
  • Estar presente - ai você pode dizer mas eu sou uma pessoa presente na vida de meu filho, mas presente como? Seguindo uma rotina diária! Ou presente participando, agindo e interagindo com ele.
  • Ajudá-los nas tarefas de casa. É uma excelente maneira de saber como seu filho vai indo na escola.
  • Convidá-lo para passeios, sair, compartilhar de momentos felizes. (Mai não tenho dinheiro! Faça uma programação legal, leve-o ao rio, a um sítio ou convide os seus amigos para um lanche a tarde, é uma ótima maneira de conhecer com quem seu filho tem andado, e também é uma oportunidade de se desfazer algumas más impressões com relação à algum coleguinha ou o momento de verificar se suas suspeitas estavam corretas) Pense nisto!
  • Falar sempre a verdade;
  • Cumprir com os prometidos;
  • Desfazer uma má impressão por alguma situação que lhe deixou de saia justa na frente de seu filho;
  • Quando errar a seu respeito pedir-lhe perdão ou desculpas, essa de pai que não erra já era, as crianças de hoje não são tolas elas percebem mais que por medo de sua pessoa não falam tudo quanto pensão, se isolam de você e acabam fugindo da presença dos pais e se fortalecem com os amigos, pois eles sim, o compreende e sentem as mesmas coisas que ele, é o primeiro passo para que seu filho se ilhe de você e ainda coloquem na sua ilha uma placa com o seguinte letreiro. PROIBIDO A ENTRADA DOS MEUS PAIS! 
O amor, o respeito, a cumplicidade, a valorização entre outros valores são importantes na construção de um relacionamento sólido entre pais e filhos, não permita que outros assumam o seu papel, que exerça a sua tarefa de pai.
PENSEM O QUANTO SUA PRESENÇA É IMPORTANTE PARA A COSNTRUÇÃO DO CARÁTER DE SEU FILHO, NÃO BASTA SOMENTE ENSINAR NO CAMINHO EM QUE ELE DEVE ANDAR, TEMOS QUE SER EXEMPLO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário